segunda-feira, setembro 18

Rápida e rasteira

Fonte : Revista Seleções
Data : Julho de 1983
Autor : John Gould

Quando eu era pequeno e pobre, lembro-me de que eram importantes os pequenos pedaços de cartolina que separavam as camadas de cereais, que comprávamos enlatados. Serviam para muitas coisas, e não se desperdiçava nenhum.
Não nos era fácil obter papel. Éramos sempre frugais com o que tínhamos e economizávamos papel o mais possível.
Lembro-me de papai uma vez ter usado uma folha inteira para mandar um recado a um amigo, dizendo “Espero você no sábado para me ajudar a trabalhar no poço”, e de mamãe o ter repreendido: primeiro, por ter usado uma folha inteira de papel para uma mensagem tão curta; segundo, por escrever um bilhete, pois esse amigo não sabia ler.
Mamãe nunca escreveu muito a não ser recados para meus professores, mas o aspecto limpo das cartolinas dos cereais enlatados inspirava-a ao máximo, e ela compunha recados dignos de atenção. A princípio, costumava escrever: “por favor desculpem John por chegar tarde; ele não teve culpa do atraso.”
Mas isso passou a obras-primas de composição, tais como: “Digno e estimado senhor: Na enorme urgência das obrigações matinais, acrescidas da relutância de uma bomba de água em funcionar mesmo com razoável persuasão, o tempo passou-se até meu filho se esquecer do horário. Por favor, seja bondoso e indulgente.”
Os negócios de meu pai obrigavam-no a ficar longe de casa uma semana de quando em quando, e enquanto estava fora os trabalhos do celeiro ficavam ao meu encargo. Eu ouvia soar a sineta da escola ao longo dos campos, enquanto estava ainda dando de beber a um bezerro. Mamãe teria pronta uma mensagem, que eu levaria para a escola e entregaria ao responsável.
Foi numa cartolina de cereais enlatados que mamãe escreveu a melhor mensagem que jamais li. Ela tinha descrito cuidadosamente ao cavalheiro a situação da nossa família e dizia que, se por um lado lamentava os meus freqüentes atrasos, por outro estava fazendo o melhor que podia e apreciava muito a compreensão do professor. Mas o diretor entregou-me para levar a mamãe um recado: “Há alguma coisa que possamos fazer para que John chegue a tempo à escola?”
Aí, mamãe utilizou uma cartolina inteira para a resposta. Dizia: “A solução é não começar as aulas antes que ele chegue.”

Nenhum comentário: