segunda-feira, novembro 20

Empresas que se auto-destroem

Fonte : Revista Época
Data : Novembro de 2006.
Autor : Max Gehringer

Empresários não são cegos. Eles são míopes. Existem mesmo empresas que se auto-destroem. É como se elas trabalhassem para diminuir, e não para crescer. Obviamente, qualquer empresa pretende ser a maior, a melhor e a mais eficiente.
Só que, na prática, as ações não condizem com as palavras. Existem dez sintomas de que uma empresa possa estar se auto-destruindo.:

01 – Uma dificuldade muito grande para implantar idéias novas.

02 – Muito trabalho que é feito tem de ser refeito, porque no fim se descobre que não era bem aquilo.

03 – Documentos são produzidos sem uma clara finalidade. São memorandos, e-mails, relatórios e cópias de relatórios, que vão para o arquivo, ou para o lixo, sem ninguém ler.

04 – Existe uma grande dificuldade para achar alguém que realmente tome uma decisão. Um sempre manda falar com o outro.

05 – Projetos raramente são implantados na data prevista, e não raramente são adiados para uma data indefinida, mas nunca muito próxima.

06 – Os subordinados tem dificuldade para conseguir falar com os superiores, que estão sempre muito ocupados, e não podem atender naquele momento.

07 – A comunicação é falha. Os funcionários não são informados das coisas, eles descobrem as coisas.

08 – A inconsistência é a regra. O mesmo problema é tratado de um jeito hoje e de outro jeito amanhã.

09 – Exemplos positivos que ocorrem fora da empresa são citados de modo negativo. Por exemplo, um concorrente lança um produto e a empresa se preocupa mais em achar defeitos nele que em tentar enxergar suas possíveis qualidades.

10 – O clima é pesado. Os funcionários passam o dia sentindo uma espécie de desconforto, que ninguém consegue explicar. A explicação é que a empresa está, lentamente, se desmanchando.

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