quinta-feira, novembro 23

A grande muralha da China

Fonte : Revista Seleções
Data : Janeiro de 1974
Autor : Lowell Thomas

Construída há 22 séculos, a grande muralha foi criação de Shih Huang Ti, um governante fronteiriço que, por volta de 221 a . C. , recrutou um grande exército, e usou suas poderosas legiões para dominar diversos estados dissidentes, formando com eles algo semelhante a uma China Unida. Assumindo o grandioso título de ”Primeiro Imperador”, fundou a dinastia Chin, da qual se deriva o nome China.
O imperador tinha duas manias: um desprezo pelos intelectuais e um horror aos bárbaros da Mongólia, que sempre vinham do norte para atacar. Para cuidar dos primeiros, perseguiu todos os homens letrados; e, para ligar com os últimos, construiu a grande muralha – em parte, como se diz, para manter os bárbaros afastados, mas também para manter os seus súditos ocupados demais para se rebelar.
Mais de um milhão de operários foram empregados na obra, que durou 18 anos. Um escritor a chamou de “o maior cemitério do mundo”, calculando que 400 mil operários morreram nela, de frio, calor e tempestades de areia.
Mas a muralha, uma vez completada, era algo de se ver. como um gigantesco dragão, ela se estende por 2.500 quilômetros pelos desertos, sobre montanhas de 1.500 metros de altitude e através de vales abaixo do nível do mar, das proximidades de Pequim ao norte da China. Sua altura varia entre 4,5 e 15 metros; sua espessura, entre 4,5 e 9 metros. Uma estrada corre sobre toda a sua extensão, cercada por ameias feitas para proteger contra as armas inimigas. A intervalos regulares, em guaritas aproximadamente construídas para esse fim, postam-se milhares de sentinelas.
Impossível dizer quantos invasores se viram bloqueados pela grande muralha. Exceto por breves períodos, a China esteve sujeita a contínuas invasões bárbaras, vindas do norte, e foi várias vezes conquistada. Hoje, desmoronando em muitas de suas partes, a muralha é um trambolho inútil, embora impressionante. Como todas as barreiras erigidas pelas nações para manter os seus habitantes do lado de dentro e os estrangeiros do lado de fora, ela fracassou e, atualmente não é mais do que um monumento histórico, com interesse apenas para turistas.

Nenhum comentário: