quarta-feira, novembro 22

A Potala

Fonte : Revista Seleções
Data : Janeiro de 1974
Autor : Lowell Thomas

No ano de 1949, na cidade de Lassa, capital do Tibet, meu filho Lowell Jr. e eu tivemos muita sorte conseguindo visitar a fabulosa Potala, reverentemente chamada em toda a Ásia “o palácio dos deuses”. Durante séculos, ela foi a residência do Dalai Lama, o chefe espiritual de milhões de budistas. Até então, poucos visitantes ocidentais tinham sido admitidos naquela terra silente e fechada.
Nunca esquecerei o momento em que, depois de semanas nas escarpadas trilhas do Himalaia, saímos por um vale e vimos Lassa diante de nós, com o impressionante palácio. A Potala, com as suas 1.400 salas, fica no topo de uma colina sobranceira à cidade. Surgindo pelos lados e coroando o topo, o palácio parecer ter crescido da rocha. Com seus muitos andares de branco e vermelho, encimados por cúpulas douradas, e com as salas abarrotadas de inestimáveis tesouros, acumulados durante séculos, a Potala tem mais de 135 metros de altura e 275 metros de comprimento. Sua construção foi iniciada em 1641 pelo 5º Dalai Lama, e continuou por quase 50 anos. A Potala é hoje uma relíquia da arquitetura mundial.
Meu filho e eu fomos dos últimos ocidentais a fazer a viagem até Lassa. Na primavera de 1959, as legiões da China comunista entraram rápida e furiosamente no Tibet, assumindo o controle, depois de uma das mais sangrentas invasões dos tempos modernos. O rei deus escapou, e vive ainda hoje exilado na Índia.

Nenhum comentário: