sexta-feira, novembro 24

A grande pirâmide

Fonte : Revista Seleções
Data : Janeiro de 1974
Autor : Lowell Thomas

Até hoje, a maior estrutura de pedra do mundo, esse gigantesco monumento à vaidade de um soberano, merece permanecer no topo de qualquer lista de maravilhas construídas pelo homem. Cobrindo 53mil metros quadrados de deserto, e medindo 230 metros de comprimento de cada lado da base, a estrutura tem 140 metros (a altura de um edifício de 40 andares) do chão até o ápice.
Sua construção por Quéops, um dos mais importantes faraós do Egito, consumiu aproximadamente 2,5 milhões de blocos de pedra, alguns pesando mais de 70 toneladas, e manteve centenas de milhares de trabalhadores empregados por mais de 20 anos. Usando primitivos martelos e talhadeiras de cobre, os operários cortaram os imensos blocos com tanta precisão que se sobrepõem sem mais de meio milímetro de espaço entre si. As cordas, trançadas nas molduras semi-cilíndricas e atadas aos rolamentos e carros de arrasto, permitiram que os blocos fossem arrastados por uma rampa, onde foram empilhados em sua posição pelos esforço muscular. Depois, a estrutura foi toda revestida de alto a baixo, com calcário branco e muito bem polido.
O interior da pirâmide é uma abra prima ainda maior de habilidade, engenharia e design. Lá foi construída a câmara ardente do faraó, com os seus seis telhados sustentando um peso maciço. E também lá foi erigida a Grande Galeria, com aproximadamente 47 metros de comprimento e oito e meio de largura, além dos corredores que sobem e descem. Não admira que esse leviatã de pedra mereça a admiração dos modernos visitantes – como fazia com a dos antigos, há quase 50 séculos

Nenhum comentário: