segunda-feira, novembro 27

O edifício Empire State

Fonte : Revista Seleções
Data : Janeiro de 1974
Autor : Lowell Thomas

Alguns leitores discordarão de minha escolha do mais famoso edifício de Nova York. Os que odeiam arranha-céus não verão nada de maravilhoso a seu respeito. Outros argumentarão que o Empire State, com seus 102 andares e, durante 40 anos, a estrutura mais alta do mundo, é hoje desafiado pelos 110 andares do World Trade Center de Nova York, pela espantosa nova Sears Tower de Chicago e pela agulha da antena de televisão Ostankino de Moscou, com os seus 537 metros equivalentes a 150 andares.
Mas, para o milhão e meio de visitantes que sobem anualmente aos 558,5 metros de altura do Empire State e se extasiam com a vista de 130 quilômetros, o rei dos arranha-céus nunca será destronado. Considerem algumas de suas principais características. Apesar da elegância de suas linhas, ele pesa mais de 360 mil toneladas. Como uma cidade dentro de outra, ele provê todos os serviços concebíveis para ao seus 16 mil habitantes permanentes, desde bancos e escritórios de corretagem até restaurantes, lojas de roupas e supermercados.
Para seus ocupantes de passagem e visitantes, há 73 elevadores de alta velocidade, mais quatro escadas rolantes que dão acesso aos andares inferiores. Para servir as suas necessidades de comunicações dispõe de 5.600 quilômetros de fios telefônicos e telegráficos, além de 18 mil telefones. Para lhe fornecer energia e aquecimento, dispõe de outros 750 mil metros de fios elétricos. E, para mantê-lo impecavelmente limpo e em ordem, exige uma equipe de manutenção de 400 pessoas, entre as quais 200 arrumadeiras e um batalhão de lavadores para suas 6.500 janelas. Só em números, o Empire State é um rei.

Nenhum comentário: