terça-feira, dezembro 12

Imagem da TV

Fonte : Revista Seleções
Data : Fevereiro de 1973
Autor : L. Rust Hills

Como saber se convém levantar e endireitar as imagens da TV ou esperar que elas se arrumem sozinhas

Este é um problema sério, pois a essência de ver televisão é ficar ali sentado, inerte, e, se a gente tem de levantar para arrumar as imagens quando começam a dar voltas, estraga tudo. Além disso, se arrumarmos a imagem, ela poderá começar a girar ainda mais, com maior rapidez, no outro sentido. O que deixa a pessoa perplexa é que, se esperar, a televisão continua desandada; no entanto, se levantar, ela pára exatamente quando se caminha em sua direção. Especialmente aflitivo é que não há como saber se teria parado se não tivéssemos levantado. Tenho a certeza de que não teria.
Não se trata de perversidade das “coisas”, mas é que realmente ajuda quando a gente levanta e caminha em direção da TV. Acho que o corpo perto da coisa funciona como uma espécie de antena extra, de uma maneira técnica, e é isso que faz as imagens pararem de girar quando a gente se levanta.
O raciocínio, portanto, parece demonstrar que a gente deve levantar-se, e não aguardar, na esperança de que as imagens se arrumem sozinhas. Mas, antes de levantar-se, não deixe de observar em que sentido estão girando, para que, quando pararem com a sua aproximação, você possa lembrar-se da direção do ajustamento que deve ser feito. Faça-o com cuidado, só um pouquinho, para que não comecem a girar para o outro lado. Em seguida, comece a afastar-se do aparelho lentamente, sem tirar os olhos dele, até encostar a parte traseira das pernas contra o assento da poltrona. Dobre os joelhos depressa, fingindo que vai sentar-se, depois levante-se outra vez, rapidamente.
Se as imagens permanecerem firmes, você pode sentar-se de verdade, abaixando-se muito gradual e suavemente. Mas então, naturalmente, o aparelho vê o que você fez e poderá começar a girar de novo.
Com um pequeno movimento vertical do pescoço e do queixo, é perfeitamente possível acompanhar o programa. E, quando a imagem pára no meio da tela, basta lembrar que a parte inferior é, na verdade, a superior, e arruma-la mentalmente.
Naturalmente, pode-se bater o pé para o aparelho, a fim de faze-lo recomeçar; mas eu acho que ele toma isso como sinal de impaciência, o que somente o estimula. Além disso, se você afinal consegue arrumar a imagem, melhora muito?
Finalmente, você pode experimentar fingir que se levanta, mas eu não acho que isso adiante, porque a TV tem um olho muito grande e enxerga lá dentro da sua mente. A melhor coisa a fazer, em última análise, é fechar os olhos e ficar ouvindo espiando de vez em quando para ver se ela endireitou sozinha.

Nenhum comentário: