segunda-feira, julho 23

Como ser fiel a si mesmo

Fonte : Revista Seleções
Data : Outubro de 1999
Autor : Denis Waitley

Siga estes passos infalíveis para o amor próprio

Meus avós acreditavam que ou uma pessoa é honesta ou não é. Não existe meio termo. Num quadro na parede de sua sala de visitas, lia-se um lema bem simples: “A vida é como um campo recém coberto de neve. Por onde quer que eu ande, deixarei minhas pegadas no chão.” Meus avós não precisavam falar no assunto – demonstravam esse lema no modo como viviam.
Instintivamente eles sabiam que integridade significava um determinado padrão ético e moral que não faz concessões à conveniência ou às circunstâncias da vida. A integridade é um padrão interior para julgar nosso comportamento. Infelizmente, é um artigo escasso hoje – e a cada dia se torna mais raro. Mas é essencial em todas as áreas da sociedade. E é algo que devemos exigir de nós mesmos.
Um bom teste para esse valor é examinar três princípios básicos:

Mantenha-se firme em suas convicções.
Há uma história que fala de uma enfermeira no primeiro dia de trabalho numa equipe de cirurgia, num renomado hospital. Ela foi responsável pela contagem de todos os instrumentos e materiais utilizados durante uma operação de abdome. A enfermeira disse ao cirurgião:
“O senhor só removeu 11 compressas e nós usamos 12. Temos de encontrar a que falta.”
“Eu retirei todas”, respondeu o médico. “Vamos fechar agora.”
“O senhor não pode fazer isso”, insistiu a novata. “Pense no paciente.”
Sorrindo, o cirurgião ergueu o pé e mostrou a ela a 12ª compressa.
“Você vai se sair muito bem, aqui ou em qualquer hospital em que trabalhar”, disse o médico.
Se souber que está certo, não recue.

Reconheça o mérito dos outros.
Não tema quem possa ter uma idéia melhor ou mesmo ser mais esperto do que você.
David Orgilvy, fundador da agência de publicidade Ogilvy & Mather, deixou isso claro para os novos diretores, dando a cada um deles uma daquelas bonecas russas que contém outras no interior do corpo.
A mensagem de Ogilvy estava dentro da boneca menor: “Se cada um de nós contratar pessoas ‘menores’, vamos nos tornar uma empresa de anões. Mas, se cada um contratar pessoas ‘maiores’, a Ogilvy & Mather se transformará numa empresa de gigantes.” Foi exatamente o que aconteceu – a empresa hoje é uma das maiores e mais respeitadas agências de publicidade do mundo.

Seja honesto e franco, mostrando-se como realmente é.
As pessoas que não tem valores internos genuínos costumam amparar-se em fatores externos – como aparência ou status – para se sentirem bem consigo mesmas. Farão tudo que puderem para preservar essa fachada, mas muito pouco para desenvolver valores internos e crescimento pessoal.
Portanto, seja você mesmo. Não crie disfarces para os aspectos desagradáveis de sua vida. Quando a situação for difícil, enfrente-a com dureza. Encare a realidade e seja adulto em suas reações aos desafios da vida.
Amor próprio e consciência limpa são componentes poderosos da integridade e a base para o enriquecimento de suas relações com as pessoas.

Ser íntegro significa fazer o que você faz porque é o certo, e não por estar na moda ou ser politicamente correto. Uma vida de princípios, em que não se sucumbe ao chamado sedutor da moralidade fácil, será sempre vitoriosa. E o levará ao século 21 sem a necessidade de verificar suas pegadas pelo espelho retrovisor. Foi o que meus avós me ensinaram.

Nenhum comentário: