quarta-feira, junho 27

Partilhe a alegria de ler

Fonte : Revista Seleções
Data : Setembro de 1997
Autores : Janet Garden e Lora Myers

Crianças chegam à leitura de vários modos em diferentes ocasiões. Mas os pais podem fazer o seguinte para ajudar os filhos a criar e aproveitar a paixão duradoura pela leitura:

Comece pelos livros que agradam a você.
Até descobrir o que seu filho gosta de ler, escolha livros de que você gostava quando era pequeno, e novas histórias que mexam com sua fantasia. É mais provável que ele goste de um livro que já o tenha empolgado. Vá à biblioteca local e peça à encarregada dos livros infantis para sugerir autores e títulos de que as crianças gostem.

Faça da leitura uma rotina.
Para conseguir que seu filho se habitue a ler, destine uma hora todos os dias para juntos lerem um livro. Bastam de 15 a 30 minutos – ou o suficiente para ler uma história inteira ou um capítulo. Isso dá ao jovem leitor oportunidade para se instalar, focalizar – e aproveitar.

Comportamento-modelo para boa leitura.
Seu filho o observa quando você lê. Se não parece divertir-se, está enviando mensagem dizendo que a leitura não é muito agradável. Por mais cansado que esteja, procure não ser monótono. Leia com entusiasmo. Deixe surgir o ator que existe em você. Se aparentar tédio, não pode esperar que seu filho se interesse.

Revezem-se na leitura.
À medida que os filhos amadurecerem como leitores, anime-os a ler para você de modo ideal, com muita expressão. “Ler” também pode significar pedir a uma criança muito nova para lhe contar uma história conhecida enquanto você vira as páginas.

Pegue emprestado ou compre livros sempre que possível.
Cultive o hábito de levar os filhos à biblioteca. Em casa, procure encher de livros as estantes. Dê um livro de presente de aniversário e nos feriados. Encoraje os amigos e parentes a fazerem o mesmo. Quando for às compras e seu filho pedir um presente, compre um livro. É mais barato do que brinquedo e investimento muito melhor para o futuro de seu filho.

Nenhum comentário: